Home » » Como fazer massas e macarrão caseiros de forma simples e sem segredos? Aprenda agora!

Como fazer massas e macarrão caseiros de forma simples e sem segredos? Aprenda agora!

Escrito por Maurício Rodrigues em 5 de mar de 2015 | 08:00




Pode falar o que quiser, e pode comprar a melhor marca, mas nada se compara a uma massa caseira, fresquinha, feita com muito amor e carinho!
Hoje vou ensinar vocês como é fácil fazer massas do tipo de macarrão em casa, em pouco tempo e sem muito trabalho.

Com essas mesmas dicas vocês poderão fazer macarrão de todos os formatos e tipos, massa de lasanha, capeletti, raviolli, etc....

O primeiro passo é ter uma máquina de macarrão, eu comprei a minha na internet, se alguém não tem e quiser me avise que mando o link.
Agora o próximo passo é preparar a massa. A minha preferida é a integral, mas você pode fazer a tradicional ou outra que preferir. Pela internet achei algumas básicas, mas acabei criando a minha ao meu gosto depois de alguns testes e com o passar do tempo vou ensinar mais algumas, mais sofisticadas e diferentes que também já estou amando.

Massa integral:
110gr de farinha de trigo branca
80gr de farinha de trigo integral
2 ovos grandes

Massa branca tradicional:
100gr de farinha de trigo branca
1 ovo

Para massa sem glúten pode usar a mesma regra da massa tradicional só que usando farinha preparada sem glúten.

Com essa regrinha básica você pode preparar a quantidade que quiser de massa só sobrando e aumentando proporcionalmente.
Para cada pessoa é considerado geralmente 100gr de farinha + 1 ovo, porém eu acho que dá até para mais. Essa minha receita integral por exemplo alimenta tranquilamente 3 a 4 pessoas.

Agora basta misturar todos os ingredientes. A forma mais fácil é usar a máquina de pão ou processador de alimentos, colocando os ingredientes dentro e batendo, vai virar uma farofa, mas depois basta apertas com as mãos e dá liga virando a massa. Se não quiser pode misturar na mão mesmo.

Após a massa pronta, enrole em filme plástico ou em um saquinho tirando bem o ar, e deixe descansar por 30 minutos. Passado este tempo já podemos abrir a massa.



Para abrir a massa, achate a bola de massa com as mãos e polvilhe farinha de todos os lados. Se a quantidade for grande divida a massa para facilitar.
Então coloque a massa achatada na máquina no cilindro de abrir, colocando a espessura no número 1.
Após passar dobre a massa e repasse no cilindro mais umas duas ou 3 vezes e então vá reduzindo a espessura nos números 1 a 1 a cada passada da massa, afinando e deixando bem esticada e lisa.
Eu particularmente gosto da espessura 7, mas aí é uma questão de gosto.
Corte a massa em partes menores e vá colocando no varal de massas ou em uma assadeira enfarinhada.

Agora vamos cortar o macarrão, basta escolher a peça e corte de massa que deseja e ir passando a massa, cortando como preferir.



Depois de cortada a massa você pode já cozinhar em água fervente apenas com uma pitada de sal ou deixar secar para fazer depois. Se for fazer depois deixe secar no varal de massas ou enrole em forma de ninho dentro de uma assadeira enfarinhada.

Agora prepare um delicioso molho caseiro e se delicie com sua massa caseira fácil, saborosa e bem mais saudável!

Armazenamento: A massa pronta fresca pode ficar até 1 semana na geladeira ou 3 meses congelada.

Dicas: Acrescente um pouco mais de "saúde" na sua massa colocando 1 colher de sopa de linhaça, chia, amaranto, etc... para cada duas receitas de massa.
Para uma massa de qualidade superior use metade de farinha de trigo e metade de farinha de semolina, o resultado é maravilhoso!

Obs: Tem gente que coloca azeite ou óleo na massa, não aconselho e não é necessário, outros já colocam sal na massa, o que não é bom para a máquina, até porque muitas tem partes cromadas e o sal atrasa o cozimento da massa.
Não se coloca óleo ou azeite na água onde se cozinhará a massa, isso não ajuda em nada.

Ainda não tem sua máquina / fábrica de massas? Veja abaixo alguns lugares onde sempre tem boas ofertas:
http://goo.gl/QFOWMU
http://goo.gl/n4M25F
http://goo.gl/4nwM2h
http://goo.gl/ERoLkV
SHARE

Sobre Maurício Rodrigues

Blogueiro dos blogs Fritadeira Sem Óleo, Receitas na Pressão, Máquina de Pão e Sou Gourmet. Apaixonado por eletrodomésticos, produtos, temperos, filmes, e claro comer, beber e viver no maravilhoso mundo da culinária.

28 comentários :

  1. Maurício, bom dia! Para deixar a massa uma semana na geladeira, posso armazenar em papel filme ou saquinhos tipo os de feira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, contanto que fique bem fechado/vedado. Abraços!

      Excluir
  2. minha fábrica de massas chegou hoje !!! agora estou por conta do natal, só de airfryer fazendo suas receitas, mas assim que passar vou tentar fazer massa e venho te contar =)

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Maurício. Como fica a proporção de farinhas se eu quiser acrescentar semolina na receita da massa integral?

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela resposta, Mauricio. Mas acho que me expressei mal. Eu já faço massa de grano duro em casa e uso 50% de farinha branca e 50% de semolina.

    Minha dúvida é na massa integral. A proporção que você descreveu foi:

    -110g de farinha branca x 80g de farinha integral

    Se eu for inserir a semolina, eu substituo 55g da farinha branca?

    ResponderExcluir
  5. Maurício
    Qual o link para comprar a máquina de massas pela internet?
    Obrigada.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. ola
    tudo bem voce pode me mandar o link do aparelho
    obrigado
    tchau

    ResponderExcluir
  7. Oi Maurício, comprei minha maquininha e tenho uma dúvida. Depois de seca a massa dura quanto? Porque daí nesse caso dela seca não preciso colocar na geladeira né? Parabéns pelo seu trabalho acompanho todos os seus blogs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, veja ali no final da receita o item ARMAZENAMENTO!

      Excluir
  8. Oi para fazer a massa colorida como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem outra receita, aqui mesmo no blog, onde ensino.

      Excluir
  9. Obrigado pela dica de massa integral.

    ResponderExcluir
  10. Como faz a massa grano duro? Muito obrigada
    Margarete

    ResponderExcluir
  11. Ola, adorei a materia. Você sabe dizer se consigo sovar pão nessa mesma maquina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a máquina não faz sova ou mistura, apenas abre, cilindro, e corta, conforme ensinei aqui mesmo na postagem.

      Excluir
  12. boa noite,
    depois de secar no varal como armazenar e por quanto tempo ?
    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A informação que deseja está no próprio texto.

      Excluir
  13. Maurício, vi seu vídeo sobre a massa fresca, vc disse que colocaria na descrição dicas para o primeiro uso da máquina... mas não achei nem lá nem no blog, poderia me passar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não, eu disse no vídeo que aqui no blog tinha esta postagem com a receita do integral e mais dicas de utilização, de como usar a máquina. Veja acima e confira. Não tem nenhum truque ou algo necessário na "primeira" utilização, vc já pode começar a usar como ensino.

      Excluir
    2. Obrigada :)
      No caso da massa colorida, se eu não tiver o processador, posso fazer no liquidificador?

      Excluir