Home » » Massa de Macarrão Coloridada Caseira / Pasta Colorida

Massa de Macarrão Coloridada Caseira / Pasta Colorida

Escrito por Maurício Rodrigues em 26 de jun de 2015 | 08:00



Outro dia ensinei aqui no blog como fazer massas e macarrão caseiro, e foi um sucesso, ainda mais depois de adquirir minha nova máquina de massas caseiras e de postar fotos de algumas massas que fiz nos grupos do blog, meu perfil e redes sociais. Muita gente me pediu para ensinar também como fazer massas coloridas, que são as minhas preferidas além das integrais, então hoje darei todas as dicas para massas coloridas naturalmente!

Vamos a receita básica:
300gr de farinha de trigo
1 ovo
1 colher de sopa de azeite
100gr do vegetal escolhido cozido conforme explicarei mais abaixo ou 2 colheres de sopa do vegetal ou especiaria em pó + 2 ovos

Essa quantidade de ingredientes renderá cerca de 500gr de massa pronta.

Para dar cor:
A forma que mais gosto de dar cor nas massas é com ingredientes naturais ou frescos, nesse caso podemos usar beterraba, cenoura, espinafre, pimentão, ervas frescas, tinta de lula e especiarias e vegetais em pó, como açafrão, curry, páprica, colorau, tomate, beterraba em pó, cacau...

E para preparar esses vegetais e utilizar na receita é bem simples, raízes como a cenoura e beterraba devem ser cozidos ao ponto, se possível sem água no microondas para que não percam a cor nem absorvam água e deixe a massa com cor mais forte, depois devem ser descascados e picados, pimentão deve ser queimado na boca do fogão por fora e retirado a pele e depois picado, folhas como espinafre e ervas devem ser passada ligeiramente na água, fazendo o chamado branqueamento e depois bem escorridas, a tinta de lula vai direto e as especiarias podem ir direto, cerca de duas colheres de sopa e como são secos precisaremos de mais líquido na massa, então nesse caso adicione 2 ovos se for usar especiarias ou pós para dar a cor na massa.

Preparo:
Coloque o ovo, azeite e o vegetal escolhido no processador de alimentos e bata  bem, até ficar homogêneo, depois acrescente a farinha e bata mais, vai virar uma espécie de farofa. Despeje essa massa em uma tigela e sove um pouco para dar liga, faça uma bola, envolva em plástico filme ou em um saquinho e deixe descansar por 30 minutos.
Se não tiver processador bata no liquidificador e depois despeje em uma tigela, com a farinha e sove bem, cobrindo e deixando descansar do mesmo jeito.
Também pode sovar na máquina de pão se preferir.



Enquanto isso você pode ir preparando um molho de sua preferência, ou se for fazer ravióli o recheio.

Depois do descanso siga o mesmo processo que ensinei AQUI antes, de abrir a massa, depois cortar e deixar secar e guardar ou já cozinhar!

Dicas:
Seguindo o mesmo princípio que ensinei antes, você pode substituir metade da farinha branca por farinha de semolina, ou 1/3 da farinha branca por farinha integral.
Para ajudar a cor da massa fixar e não se perder durante o cozimento adicione 1/2 colher de chá de bicarbonato na água.

Solte sua criatividade, use o que imaginar para dar cor e sabor na sua massa, hoje já existem massas com vinho, licores, e os mais inusitados vegetais e ervas, ficam lindos, saborosos e muito mais saudável.

Ainda não tem sua máquina / fábrica de massas? Veja alguns lugares onde geralmente tem boas ofertas nos links abaixo.
http://goo.gl/QFOWMU
http://goo.gl/n4M25F
http://goo.gl/4nwM2h

http://goo.gl/ERoLkV
SHARE

Sobre Maurício Rodrigues

Blogueiro dos blogs Fritadeira Sem Óleo, Receitas na Pressão, Máquina de Pão e Sou Gourmet. Apaixonado por eletrodomésticos, produtos, temperos, filmes, e claro comer, beber e viver no maravilhoso mundo da culinária.

26 comentários :

  1. Oi Maurício!
    Tem como fazer a massa sem ovo?
    Sou alérgica!
    Obg, Karine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem ovo nunca ví nem nunca fiz, essas que ensino aqui sei que não dá. Tem que dar uma pesquisada para ver se acha algo rs... Abraços!

      Excluir
  2. Mauricio, a máquina da La Cuisine é boa? vendo esse seu post fiquei com muita vontade de fazer massas =)

    ResponderExcluir
  3. Por qt posso vender o quilo do macarrão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calcule o seu preço de custo total do kilo para vc fazer, contando desde ingredientes até agua, luz, etc... depois multiplique por 300%, esse será o preço de venda.

      Excluir
  4. Eu consigo congelar esta massa para revender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza. Eu falo mais sobre armazenamento no post de massa básica e integral aqui mesmo no blog, confira. Abraços!

      Excluir
  5. Muito legal, gostei muito, mas na hora do cozimento a massa de beterrada descolore muito, alguma dica para evitar isso ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito não, só um pouco, aí é normal como falo aqui, e aqui mesmo na receita falo como fazer para não perder a cor, e claro, a massa absorve água, então a cor tb vai parecer mais clara.

      Excluir
  6. Adorei, já fiz massa porém nunca colori. Estou super animado pra fazer uma massa colorida para meu filho...

    ResponderExcluir
  7. Cara eu fiz e deu certo, ficou além de bonita a massa, muito saborosa!
    obrigado pela receita e pelas dicas!!
    att, Rodrigo M. Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Estou fazendo macarrão caseiro gostaria de saber se eu colocar curry vai tirar sabor da massa ,deixa amarelinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o sabor que sobressairá será do curry. Sim, dará a cor amarela, mas depende do vegetal que está usando vai dar outra coir.

      Excluir
  9. Oi Maurício, estou fazendo massas coloridas para vender, mas percebi que a massa de cenoura não fica com a cor tão acentuada. Alguma dica para deixar a massa com a cor bem forte? Vi no post sobre o cozimento no microondas, eu já faço dessa forma. Se eu adicionar açafrão em pó, será que o gosto vai ficar muito forte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a cor natural do alimento. Não tenho como te dizer se ficara forte ou fraco, depende do quanto colocar, do paladar de cada pessoa que provar, e a pessoa que comprar de cenoura não necessariamente gostará de açafrão.

      Excluir
  10. segui a receita da massa integral e usei o espinafre mas a massa ficou quebradiça ao passar no rolo da maquina.
    onde posso ter errado ?
    grato e parabéns pelas receitas e dicas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita farinha, pouco espinafre, ovo muito pequeno, falta de sova....

      Excluir
  11. Amei seus videos, se tiveres como postar algo de onde comprar, o básico para começar um negócio de pastas, o que é básico, o que é master, enfim quero realizar meu sonho abrir minha Fabriqueta de Pasta agradeço muitíssimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado! Desculpe, mas minhas dicas são mais caseiras, baixa produção mesmo.

      Excluir
  12. Estou pegando suas receitas de massas coloridas para fazer e vender afim de aumentar minha renda. Por quanto posso vender o kilo do macarrão ? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal. Depende, calcule o seu custo total, total mesmo, e depois multiplique por 300%, esse será o preço ideal de venda.

      Excluir
  13. Maricio,
    Qual a o prazo de validade de cada tipo massa?
    1 - colorida naturalmente e fresca.
    2 - e apos secar a massa fresca quanto qual a durabilidade dele?
    3 - pode ser usando conservante e qual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geladeira 3 dias, congelada 1 mês, seca ou ao natural não tem como prever, isso pode variar muito, da qualidade dos ingredientes até o manuseio, higiene e armazenamento. Não uso nada do gênero nem pretendo, então não tenho como te falar e não aconselho em nada que for fazer caseiro, se não perde totalmente o sentido, melhor comprar pronto se é para ingerir conservantes ou semelhantes.

      Excluir
  14. Ola Mauricio, tudo bem?
    Qual molho vc sugere para masse de beterraba? Tenho a impressão que molho com tomate nao combina com a beterraba.
    Me ajude por favor rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qq um combina, até ela só passada na manteiga com ervas fica divina.

      Excluir