Home » , » Cupcakes na Máquina de Cupcake / Cupcake Maker

Cupcakes na Máquina de Cupcake / Cupcake Maker

Escrito por Maurício Rodrigues em 11 de jul de 2015 | 08:00



Já conhece a cupcake maker ou máquina de cupcakes? Já existe há um tempo no mercado e agora já temos muitas opções aqui no Brasil. A minha primeira eu ganhei de uma amiga que trouxe dos EUA de presente assim que apareceu por lá anos atrás, e desde então sempre utilizei, antes, durante e depois do "boom" dos cupcakes rs, aquela febre que teve.
Eu amo cupcakes, e até gosto mais do tamanho mini que dos grandes, mas acho que a moda baixou um pouco aqui no Brasil pelo simples fato que muita gente estava fazendo, comprando e vendendo apenas bolinhos, feitos com massa comum igual de bolo ou de muffin, e aí que está o problema, a massa de cupcake não é assim, ela deve ser, leve, fofa, úmida e amanteigada.
Também temos o costume de comer recheados, sim eu também gosto com recheio e cobertura, mas tradicionalmente o cupcake só tem cobertura, daí a importância da massa ser como falei. Claro que fazendo em casa podemos fazer como quisermos mas quem já provou um cupcake de verdade consegue de longe sentir a diferença.

Hoje ensinarei para vocês um receita de massa coringa de cupcakes, que fica perfeita para fazer na máquina ou no forno e que permite muitas variações, e o resultado nem preciso falar, é perfeita, adoro, é a minha receita preferida para cupcakes.

Antes de qualquer coisa quero falar sobre a máquina, muita gente compra e não sabe o que fazer ou como usar, e não tem segredo. Ao fazer cupcakes sempre use forminhas de papel, daquelas amanteigadas e forneáveis, não pode ser forminha de papel comum, se não ao tirar o papel para comer o bolinho não soltará como deve e vai despedaçar todo o bolinho, além de não ser apropriado e poder liberar substâncias não saudáveis, veja qual o tamanho da sua quando for comprar.
Outra coisa importante é a massa como falei, tem que ser uma massa própria para cupcake, assim ela solta fácil do papel e se mantém deliciosa por alguns dias.

E a máquina só serve para isso? Não! Se quiser pode ainda preparar petit gateau, pão de queijo de liquidificador, mini omeletes, mini tapiocas, pão de minuto, empadinhas, tortinhas, muffins, bombocado, queijadinha... olha quantas ideias... Sendo que a maioria eu prefiro utilizar a forminha de papel, mas massas mais firmes podem ser feitas direto nas cavidades previamente untadas. Outra coisa legal é assar pão de queijo congelado, ficam ótimos, e esses nem precisam de forminhas.

Vamos a receita, mais abaixo explicarei o modo de preparo e dicas de modificações.

- Cupcake Tradicional (Massa Coringa):
3 ovos
1 xícara de óleo
1/2 xícara de leite
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico para bolos

Em uma batedeira coloque os ovos, leite, óleo, açúcar e baunilha, bata bem até ficar uma mistura homogênea, acrescente a farinha de trigo e bata mais um pouco até ficar bem misturado e uma massa lisa. Acrescente o fermento e misture delicadamente... eeee.... MASSA PRONTA! Viu que fácil, e o resultado é maravilhoso.

Variações:
- Para massa de chocolate acrescente 2 colheres de sopa de chocolate em pó ou se gosta mais intenso como eu cacau em pó.
- A essência pode ser substituída por outra de sua preferência e pode usar também corantes alimentícios se quiser dar cor na massa.
- Essa massa aceita bem castanhas ou frutas picadinhas, ou até gotas de chocolate.

Agora o preparo é simples, basta colocar as forminhas nas cavidades da máquina, colocar a massa em cada forminha deixando 1cm livre na borda, pois irá crescer ainda, fechar a máquina e aguardar. Na minha máquina leva de 4 a 5 minutos no máximo, se não tem ainda essa ideia de tempo com a sua use o truque do palito, espete e se sair limpo está pronto.
A maneira mais fácil de colocar a massa é usando um saco de confeiteiro, ou seja, colocando a massa dentro de um, ou utilizando um Baking Dispenser como o que tenho e já indiquei para vocês AQUI no blog.



Assim que estiverem prontos retire com cuidado para não se queimar, coloque em uma grade ou sobre papel toalha para esfriarem. Isso é importante assim não criam umidade por fora e duram muito mais tempo.
Depois de frios é só devorar ou decorar, a cobertura deixo à gosto de vocês, se quiserem depois posso ensinar como preparar algumas que uso e adoro. Confeitos e corantes aqui são sempre bem vindos, deixam sempre lindos os cupcakes.

Rendimento: Até 50 unidades, dependerá do tamanho das cavidades de sua máquina.

Armazenamento: Após estarem frios podem ser guardados em potes fechados por até 4 dias.

Agora é só aproveitar sua máquina de cupcakes!!!

AINDA NÃO TEM UMA MÁQUINA DE CUPCAKE? Veja algumas ofertas nos links abaixo:
http://goo.gl/giIMf1
http://goo.gl/Nhkqtn
http://goo.gl/ORGSgI
http://goo.gl/M4Wwyw
SHARE

Sobre Maurício Rodrigues

Blogueiro dos blogs Fritadeira Sem Óleo, Receitas na Pressão, Máquina de Pão e Sou Gourmet. Apaixonado por eletrodomésticos, produtos, temperos, filmes, e claro comer, beber e viver no maravilhoso mundo da culinária.

12 comentários :

  1. Ah mais essa em Maurício... por isso sou sua fã... confio nas suas receitas de olhos fechados, vou fazer essa massa na minha maquininha, e gostei de saber que tem as formas de papel amanteigadas, pois não gosto de fazer nas de papel comum pq grudam, faço sem e depois coloco nas formas só para manipular...
    Agradeço de coração, um beijo!

    ResponderExcluir
  2. posso usar açúcar de baunilha no lugar da essência? qual seria a quantidade que eu coloco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vc apenas usa no lugar do açúcar ou parte dele.

      Excluir
  3. Adoro suas receitas!! Vou fazer já!
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá Maurício, gostaria de saber se em lugar das forminhas de papel eu posso usar forminhas de silicone?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se forem do tamanho certinho pode sim.

      Excluir
    2. Ok, obrigada, vou cortá-las no tamanho!
      Sucesso pra você sempre.
      Abraço,

      Excluir
  5. Eu acabei de fazer essa receita, ficou muito fofinho. Adorei essa massa. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. No caso de fazer o de chocolate usa a essência de baunilha também ou o chocolate substitui a essência?

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus que massa perfeita: açúcar na medida(nao gosto de massa muito doce),super mega fofinha.cm tava sem essência em casa usei raspas de casca de limão.Maurício simplesmente apaixonada por essa massa. Att. Kênia Reis

    ResponderExcluir