Home » , » Pão Rústico - Bistrobox Julho

Pão Rústico - Bistrobox Julho

Escrito por Maurício Rodrigues em 4 de jul de 2015 | 08:00



Chegar em casa ou ser chamado pelo porteiro para pegar encomenda e receber uma caixinha recheada de delícias não tem preço! Geralmente já ficamos esperando, contando os dias e acompanhando, mas quando chega sem esperarmos é ainda melhor, esquecer é bom as vezes kkk...

Nesse mês a Bistrobox veio com várias delícias, como sempre, e aproveitei algumas delas para fazer uma deliciosa receita de pão rústico toscano.

O que veio? Vamos lá:
- Castanha Portuguesa
- Pipoca de Maracujá
- Patê de Maçã, cebola e manjerona
- Pesto de Castanha de Caju
- Farfalloni
- Molho Chef



A castanha portuguesa comi horas depois de ter chego a caixinha, no mesmo dia rs... bateu a vontade de beliscar e adorei, macias e saborosas, além de práticas. De sobremesa foram as pipocas de maracujá.
O patê de maçã já provei com o pão que fiz e vou ensinar, combinou super bem. O pesto usei no pão, na massa, explico como mais abaixo e o macarrão farfalloni e o molho já conhecia, mas ainda não tinha comprado nem provado, e com certeza vão render uma refeição deliciosa depois.

Como falei, este mês, utilizei o pesto que veio na Bistrobox para incrementar um pão delicioso e mais rústico, esse pão tem uma textura diferente, não é tão leve, mas é macio, úmido e fofo por dentro, e a casquinha fica bem rústica, mais durinha e crocante, como de pão italiano.
Fiz os pães recheados mas você também pode fazer sem recheio, é maravilhoso e muito saboroso, e fica ótimo até com uma simples manteiga para acompanhar ou um patê gostoso como esse que veio nesse mês.

Ingredientes da massa do pão toscano:
1 e 1/3 de xícara de água morna
2 e 2/3 de xícara de farinha de trigo branca
1/3 de xícara de farinha de trigo integral
2/3 de xícara de farinha de milho amarela
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
2 e 1/4 colheres de chá de fermento biológico seco
2 colheres de sopa de pesto seco ou mix de ervas ao seu gosto

Recheio:
- Queijo brie e 1 colher de sopa de pesto seco ou mix de ervas
- Queijo camembleu e lascas de salmão

Essas são as minhas sugestões de recheio, mas como falei esse pão fica ótimo até sem recheio e também aceita bem outros tipos, como outros queijos, outras combinações, frios mais nobres, frutas secas, azeitonas, recheios doces...

Amo pães rústicos, mas geralmente são muito demorados, alguns precisam de mais de um dia para ficarem prontos, então essa receita é uma saída muito boa para obter um pão assim e gostoso.
Para prepara a massa é muito simples, basta misturar todos os ingredientes, sovar bem e a massa estará pronta.
Se você tiver Máquina de Pão pode usar o ciclo de amassar massas dela e deixar até o final.
Após a massa sovada, divida em duas partes, abra cada parte, com um pouco de farinha, e recheie ao seu gosto, feche a massa, coloque em uma assadeira, cubra com um pano ou plástico e deixe crescer até dobrar de volume.



Com a massa já crescida leve ao forno entre 180º e 200º e asse até que fique dourado por baixo e levemente dourado por cima.



Sou suspeito para falar, mas servir esses pães quentinhos é maravilhoso, no dia seguinte ou após frios, continuarão deliciosos!

Dicas: Salpique pesto ou ervas por cima dos pães se desejar. Acompanhe com um bom vinho.

Ainda não conhece a Bistrobox? Saiba como funciona AQUI e assine AQUI!


SHARE

Sobre Maurício Rodrigues

Blogueiro dos blogs Fritadeira Sem Óleo, Receitas na Pressão, Máquina de Pão e Sou Gourmet. Apaixonado por eletrodomésticos, produtos, temperos, filmes, e claro comer, beber e viver no maravilhoso mundo da culinária.

1 comentários :