meus livros de receitas

Como Cuidar de Suas Facas!



Nesses anos todos de blogs sempre vejo pessoas reclamando de suas facas, pedindo ajuda com dicas de quais as melhores para comprar, dizendo que suas facas estão sempre sem corte "cegas" dentre outras coisas, mas percebi que a verdade por trás disso tudo é que a maioria das pessoas não sabe usar nem cuidar de suas facas, pensando nisso hoje darei todas as dicas que sei sobre o assunto, para acabar com as desculpas e vocês terem facas boas sempre à mão.

Em primeiro lugar dizer que uma faca é ruim é algo que não dá para dizer simplesmente porque ela perdeu o corte, isso geralmente acontece por mal uso e falta de cuidados, o que caracteriza uma faca realmente como ruim é não ser de materiais firmes, antioxidantes e ter cabos frágeis.

Saber como cuidar e manter suas facas de cozinha é a garantia de que elas vão durar mais tempo, que poderá usar de maneira mais eficiente, e o mais importante que serão seguras para usar.
Quando você olha o fio da faca e vê que está todo torto ou com "dentes" é certeza de que não fará bons cortes, e para evitar isso alguns cuidados são essenciais, uma faca bem afiada e bem cuidada te fará economizar tempo na cozinha, não importa o quão rápido e prática seja a receita se sua faca não ajuda, você levará muito mais tempo.

Limpeza:
Mantenha a sua faca sempre limpa durante a utilização. Lave-a com água corrente e quente se necessário, sempre limpando em algum pano ou guardanapo seco. Isto irá manter as partículas de alimentos fora da faca tornando o ato de cortar mais eficiente, além de evitar que os sabores dos alimentos passem de um para o outro.
Nunca deixe a sua faca na pia ou suja de comida seca. Sempre lave, limpe-a e já guarde imediatamente após o uso, não é necessário nada a mais do que água e detergente, esponja do lado macio.
Se tiver alimentos grudados ou secos na faca deixe de molho em água quente por alguns minutos antes de lavá-la, e evite usar esponjas, buchas e palhas grossas a abrasivas, pois apesar de limparem também acabarão estragando o corte da faca.
Facas nunca devem ser lavadas na máquina de lavar louças!
Depois de lavadas seque-as com um pano limpo, seco e macio.


Afiar:
Afiar a faca é basicamente deixar o fio o mais reto possível, desta forma ela cortará com precisão e sem esforços.
Para saber se sua faca está afiada tente cortar uma folha de papel sulfite com ela, se cortar facilmente podemos considerar afiada, se não cortar com facilidade precisamos acertar o fio, afiar.
Para afiar eu recomendo utilizar a chaira ou uma pedra de amolar, mas muita gente não sabe como utilizar corretamente, então vamos lá!

Para afiar com a chaira siga os passos como nas imagens abaixo, deixando a chaira em pé, bem reta e a lâmina da faca levemente inclinada, 20º é o ideal, e vá deslizando a faca de trás para a ponta, repetindo este passo por umas 10 vezes de cada lado, feito isso olhe o fio e veja se está bem reto, sua faca estará afiada!

Para afiar com pedra de amolar é importante saber que ela não deve ter buracos, estar com pedacinhos quebrados ou falhas, deve ser lisa e plana e que também devemos mantê-la molhada!
O processo é bem parecido, com a pedra bem apoiada incline a faca como nas imagens abaixo e faça movimentos de trás para a ponta, assim como com a chaira. E claro, vale lembrar que não é qualquer pedra como já vi pessoas fazendo, nem na borda da pia, é pedra de amolar mesmo.
Se sua faca for cara e de boa qualidade, vale mandar afiar em profissionais amoladores uma vez ao ano.

Tábuas de corte:
Use sempre tábuas de madeira, bambu ou aquelas de plástico próprias para cortes, nunca use tábuas de vidro, cerâmica, metal, pedra, mármore ou mesmo corte sobre a pia, isso deixará a sua faca cega de primeira.

Manutenção:
Para manter a faca sempre afiada, além das dicas acima é importante saber guardar, nunca deixe as facas amontoadas ou jogadas dentro da gaveta ou separados de utensílios, cada faca deve ter seu lugar e sua lâmina deve sempre estar protegida, assim não precisará afiar com frequência, o corte durará muito tempo.
Como fazer isso? Simples, use cepos! Os cepos são aquelas peças/suportes onde podemos deixar as facas encaixadinhas e organizadas, e desta maneira sempre com a mesma qualidade de corte. Existem cepos de vários tipos hoje em dia, de madeira, de plástico, cepos de mesa/bancada, de parede, também tem os magnéticos que seguram as facas por atração de imãs e ainda tem facas com capinhas individuais, que são ótimas para quem tem pouco espaço, assim é possível deixar mais juntas ou em gavetas sem problemas, já que estarão protegidas.

Como escolher a melhor faca?:
Sempre me perguntam qual a melhor faca de cozinha, qual a faca do chef, qual faca comprar, qual a melhor... enfim, isso como falei no início é muito relativo, vai do bolso de cada um, mas vale lembrar do que falei antes, prefira sempre materiais resistentes, inoxidáveis e evite cabos frágeis. Para ajudar deixarei aqui abaixo alguns sites onde sempre é fácil encontrar facas de todos os preços e para todos os gostos!
https://bit.ly/3nQ2wrH
https://amzn.to/39q8ATP

IMPORTANTE:
- Não empreste suas facas, facas são objetos pessoais na cozinha!
- Não use suas facas para cortar outros materiais que não sejam alimentos, nem use para apertar parafusos etc...
- Facas de cerâmica tem amoladores próprios para elas, e devem ser mantidas sempre em suas capinhas individuais. Os cuidados que menciono aqui também servem para este tipo de faca.
- É mais perigoso e maior causa de acidentes na cozinha utilizar facas cegas do que facas bem afiadas.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Um comentário:

  1. Eu sou uma que vivo reclamando da minha faca, agora descobri que não sabia era cuidar direito dela =/ Obrigado Maurício, ótima postagem!!

    ResponderExcluir

Veja também: