meus livros de receitas

Semana Mesa SP 2015 - Eu Fui!


Nos dias 27, 28 e 29 de Outubro aconteceu a Semana Mesa SP, um dos maiores eventos gastronômicos do país, idealizado pela revista Prazeres da Mesa e com participação de muitas empresas e até parceria pública.
Nesta edição o evento aconteceu na ETEC Santa Ifigênia / Centro Paula Souza, no bairro de Santa Ifigênia aqui em São Paulo Capital.


Este ano participei, mas antes de participar não encontrei muitas informações de maneira clara de como funciona, acabei indo atrás de amigos que já foram para entender melhor, mas confesso que só entendi mesmo participando, então hoje contarei um pouco para vocês, pois amei e acho que vale muito a pena para todo mundo que ama o mundo gastronômico. Contarei de maneira resumida, afinal foram 3 dias inteiros e aconteceu muita coisa.

Este evento acontece todos os anos e tem como finalidade encurtar as barreiras da gastronomia mundial, apresentar faces que não conhecemos e divulgar tudo que há de novo na área, além de ensinar e resgatar também as boas raízes que muitas vezes a gastronomia moderna deixa de lado e tem tanto importância e ensinamentos.
A cada ano é escolhido um tema para o evento, este ano o tema foi "A Nova Gastronomia: Compartilhando Inovação, Conhecimento e Paixão". E eu diria que foi exatamente o que aconteceu, super enriquecedor!


Durante o evento acontecem muitas coisas ao mesmo tempo, mas tudo é dividido em categoria, como o Mesa Ao Vivo, que são aulas, workshops, degustações... em salas medianas, equipadas, apresentadas por grandes chefes e culinaristas, alguns deles com apoio de grandes marcas, nestas "aulas" podemos inclusive colocar a mão na massa, aprender, ver e provar receitas cheias de dicas e técnicas, com segredinhos dos chefes, mais de perto, acompanhando todo o preparo do início ao fim.
No Mesa Ao Vivo participei de dezenas de aulas, mas não posso deixar de ressaltar algumas que ansiava muito e que adorei, como as aulas de panificação/panetones com o mestre Rogério Shimura, de pães artesanais da CunPanio e seus idealizadores que viajaram o mundo em busca da história dos pães e que tem uma padaria muito legal, de chocolates e técnicas com a querida Renata Arassiro e outros chefes da Callebaut, e muitas outras que não caberiam em um simples post, mas que dão essa intimidade com os preparos que mencionei, gostei muito.


Além do Mesa Ao Vivo também acontece o tempo todo eventos no auditório principal do evento, uma espécie de congresso, onde grandes chefes do mundo todo (sim, do mundo todo mesmo), como Argentina, Colômbia, Russia.... dezenas de Brasileiros... todos mostram a gastronomia em suas regiões, em seu país, em seus restaurantes. Mostrando também receitas, pratos e produtos maravilhosos que muitas vezes não conhecemos mas que com certeza devemos dar muito valor.
Esse congresso leva o nome de Mesa Tendências, e posso dizer que fiquei dezenas de vezes boquiaberto, impressionado, emocionado, espantado e com ainda mais amor pela gastronomia... ver pessoas que seguiram seus sonhos, que caíram muitas vezes mas se levantaram, ver gente resgatando e mostrando para o mundo tudo de bom que temos e existe na área, ver chefes que tem uma alma cheia de cor e amor pelo que faz, pintando pratos que se tornam verdadeiras obras de arte e que todos nós somos capazes de fazer, e o melhor, o mais legal, foi esses resgate que falei de receitas e ingredientes de todos os lugares, que abrem um leque gigante e que mostram que arroz, feijão, milho e carne são 0,01% do que temos para comer, conhecer e ajudar a incluir no mundo de hoje. Sem falar nas iniciativas sociais, e como tudo isso influencia desde que pequenas e esquecidas comunidades até as grandes cidades. Resumidamente é sensacional, e ainda provamos muitos desses pratos e ingredientes até desconhecidos, aumentando e alimentando ainda mais essa fome de conhecimento!


Mesa Aposta é outro acontecimento do evento, um concurso onde de ideias inovadoras na área, onde qualquer um pode participar, e os ganhadores recebem apoio e divulgação para essas ideias, abrindo portas para os pequenos e grandes idealizadores.

Cólmeias, eram salas onde as pessoas se reuniam para conversar, debater, expor conhecimentos na área, de maneira mais intimista.

Também tem o Mesa Cidade, que é uma verdadeira teia de lugares e eventos, jantares, degustações e aulas que acontecem fora deste núcleo, com participação de grandes restaurantes e chefes, reservado a parte dos demais eventos e com vagas bem limitadas, estes não participei, realmente nem deu tempo.


E a famosa Farofa, que é uma junção de feira e foodpark, onde há vários stands, barracas, boxes e foodtrucks que levam produtos dos mais variados, de todos os lugares do mundo, voltados sempre para a gastronomia e alimentação para qualquer um que quiser comprar, esta área não exige credenciais e é aberta ao público em geral, muito divertido e diversificado também, ótimo para fazer as refeições e adquirir produtos de perto ou longe, conhecidos e desconhecidos, de produtores grandes ou praticamente desconhecidos, com uma qualidade maravilhosa, apresentados com carinho, muito bom!


De uma forma geral eu diria que é um evento totalmente diferente de qualquer outro, super enriquecedor, que abre muito os horizontes, que nos apresenta a gastronomia muito além do bairro ou cidade que vivemos e do que somos apresentados pela mídia e meios de comunicação, e só quem participa pode absorver tudo isso... e claro repassar aos outros, aumentando essa corrente.

Eu recomendo fortemente a todos que gostam de cozinhar, comer e conhecer mais do nosso país e do mundo, e eu já me inclui nessa corrente e estou repassando para vocês nos blogs, em receitas, nas redes sociais... todas essas pérolas, com muito carinho, para que todos vocês também possam conhecer mais desse universo.

Obrigado aos idealizadores e organizadores, as empresas, aos chefes e culinaristas, ao governo do estado que também participou e incentivou essa iniciativa nesta edição, aos participantes, aos amigos que encontrei e aos que conheci e espero que eu possa também fazer o mesmo que eles repassando tudo isso à vocês.

Abraços e até a próxima!


É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

2 comentários:

  1. Olá Maurício, tudo bem?
    Estou interessada em participar do Mesa desse ano, estou apenas com uma dúvida cruel se devo participar do Tendências, ou só o Mesa ao Vivo estaria suficiente. Claro, todo conhecimento agrega, mas os valores sao bastante diferentes... e em relação ao Jantar Magno, tu foi?
    Obrigada por dividir sua experiencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, depende muito do seu foco, do que deseja e quais lhe atendem melhor, veja o cronograma no site e qual se adéqua melhor ao que deseja. Abraços.

      Excluir

Veja também: