meus livros de receitas

Crostata - A Torta mais Fácil do Mundo

Sabe quando você está a procura de uma sobremesa fácil e gostosa? Seja para se deliciar, receber visitas ou levar em algum evento? Esta é a receita! Muito fácil, prática, gostosa e super tradicional... de quebra você ainda pode dizer às visitas que fez uma sobremesa italiana rs

A crostata é basicamente um torta de massa crocante e recheio de frutas, estilo geleia mesmo, algo mais cremoso. Nesta receita ensinarei a básica e dela você pode viajar e incrementar muito, sempre variando, adicionando também pedaços de frutas frestas, castanhas, trocando por outros doces ou cremes... e a geleia pode ser aquela comprada em potinhos no mercado mesmo ou caseira, você decide.

Ingredientes:
1 ovo
1 xícara de açúcar (200g)
1 e 1/3 xícaras de manteiga (330g)
3 e 1/2 xícaras de farinha (500g)
Raspas da casca de 1 limão (1 colher de sopa)
1 pote de geleia de sua preferência (300gr em média)
Frutas, creme de avelãs, pasta de amendoim, castanhas, etc.. à gosto

O preparo é super simples! Misture todos os ingredientes, exceto a geleia, em uma tigela, e amasse até obter uma massa uniforme. Envolva essa massa em um saquinho ou em filme plástico e leve para a geladeira, deixe lá por pelo menos meia hora.
Abra a massa com um rolo, pode ser entre saquinhos plásticos, e forre o fundo de uma forma, sem deixar as laterais altas, aquelas formas de tortas baixinhas de bordas frisadas são ideias, se quiser pode também usar mini forminhas e fazer mini cristatas.
Depois espalhe a geleia sobre a massa uniformemente e coloque frutas secas ou frescas, etc.. como sugeri nos ingredientes, por cima.
Com a sobra da massa faça tirinhas ou rolinhos e decore a torta.
Leve ao forno médio para assar, 180º aproximadamente, até dourar. Quando estiver dourada retire, deixe amornar ou esfriar, desenforme se quiser, e sirva!

Vai muito bem acompanhada de uma bela bola de sorvete e chantilly!

Fácil D+ não é rs, espero que gostem!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

6 comentários:

  1. Eu amo fazer essa massa com maçã ou pera frescas fatiadas misturadas com uma colher de maisena canela, açúcar e baunilha, fica divino e muito fácil de fazer. Vou testar assim com a geleia, deve ficar sensacional! Adoro seus blogs, beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hum,quando são frutas frescas a gente coloca a fruta crua junto coma massa para assar? não fica com a base crua não?

      Excluir
    2. Independente de ser com frutas ou não vc assa tudo junto, não fica crua. Frutas frescas vc usa por cima da geleia como falei na receita, adicionando, não só elas.

      Excluir
  2. pode usar essa massa para fazer com creme de limao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder pode, mas aí vc terá q assar a massa antes, depois colocar o creme e gelar.

      Excluir

Veja também: