meus livros de receitas

Yakult Caseiro na Iogurteira - 1 Litro



Chegou a hora de realizar seu sonho, ter 1 litro de Yakult para beber à vontade rs... Essa receita é muito simples, fica delicioso, igual ao famoso leite fermentado comprado, e o melhor, com os mesmos benefícios e custo baixíssimo.
Esta receita renderá o equivalente a 20 garrafinhas do Yakult comprado. Apenas beba com moderação, lembre-se que é uma bebida probiótica e que regula a flora intestinal, mas se beber muito em um único dia pode causar um desarranjo!

Informação Importante: Antes de qualquer coisa, antes de começar a receita, tenha em mente que estamos lidando com alimentos altamente perecíveis e de fácil contaminação, então higiene aqui nunca será exagero e tudo que for utilizar deve estar super limpo, seco e esterilizado. Esterilize lavando bem com água e sabão, depois passando por água quente e secando com pano limpo que não tenha sido usado em mais nada ou lave na lava-louças tudo que for utilizar no preparo!

Existem muitas versões desta receita, esta em especial é uma versão que criei para fazer na iogurteira elétrica nos poupando muito trabalho, ficou bem simples e prática, poucos passos, espero que gostem!

Se você ainda não tem uma iogurteira / yogurteira, pode adquirir a sua em um dos links no final deste post!

Ingredientes:
800ml de leite
3 vidrinhos de Yakult
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de açúcar comum
3 colheres de sopa de água

O primeiro passo é aquecer o leite, aqueça bem de leve, deve ficar morninho como se fosse leite para mamadeira de bebê, repito morno e não quente. Uma coisa importante é usar leite de uma caixa nova, abra uma nova para fazer esta receita, assim evitamos contaminação e a durabilidade depois será maior.
Reserve o leite que aqueceu e enquanto isso coloque os açúcares e a água em um recipiente de vidro que possa ir ao microondas, programe por 1:30 (um minuto e meio), retire e mexa por uns 10 segundos, teremos uma calda que servirá para adoçar nosso Yakult.
Em um recipiente ou jarra coloque o leite, despeje a calda e misture, depois acrescente os conteúdos dos frascos de Yakult e misture. Nesse momento, se você quiser, pode dar uma leve mixada com um Mixer de Mão, assim homogeniza melhor.
Transfira essa mistura para a iogurteira elétrica, tampe e deixe por 5 horas, sem mexer ou abrir, quando se passarem 5 horas abra a iogurteira, dê uma mexida com uma colher para misturar tudo, depois deixe por mais 5 horas (evite deixar mais do que 12 horas fermentando).



Após este tempo desligue a iogurteira, abra, e notará que terá se formado um soro na superfície, e as vezes fica até com algumas partículas pequenas, como se fosse de leite talhado na mistura, é normal. Nesta hora sinta bem o cheiro, deve ser um aroma de Yakult mais puxado para iogurte natural, se estiver assim está tudo ok e seu litrão de Yakult estará prontinho!
Depois de pronto você pode dar mais uma mixada novamente com o Mixer de Mão ou Liquidificador (esterilizados), isso eliminará pequenas partículas do próprio leite e do processo de fermentação e ele ficará uniforme, coloque em uma garrafa grande esterilizada de 1 litro ou em garrafinhas menores como eu fiz. Leve para gelar bem e na hora de servir agite um pouco e beba!
O resultado é um leite fermentado de qualidade mesmo, igualzinho ao comprado em potinhos, as vezes dependendo do leite ele fica levemente mais grosso, as vezes mais líquido, as vezes ele separa o soro mesmo em geladeira e as vezes não, mas basta agitar antes de consumir, e conforme passarem os dias ficará levemente mais acentuado o sabor.

ATENÇÃO: Caso o cheiro seja muito forte, como de leite azedo/estragado mesmo, e esteja completamente talhado, com o leite totalmente separado e sólidos em grande quantidade e pedaços grandes no fundo do seu Yakult, e você misturar mas não ficar homogêneo... deu errado, provavelmente contaminação, leite ruim ou algo do tipo, então terá que descartar.

Versão Diet: Para fazer uma versão diet, não adoce com açúcares e use leite desnatado, depois de pronto você pode adoçar com adoçante comum. Ficará mais branquinho quase como leite, pois o açúcar mascavo dá parte da cor da bebida, mas o sabor será o mesmo. Se usar leite desnatado ele ficará mais líquido também.

Posso fazer o próximo Yakult utilizando parte deste que preparei?
- Sim, pode, mas deve separar assim que ficar pronto, não pode ser sobra do que já consumiu, mas o ideal mesmo é fazer tudo novo, o valor compensa muuuito e assim evitamos qualquer problema!

Rendimento: 1 litro = 20 potinhos de Yakult

Armazenamento: Geladeira em frascos bem fechados! Se usar uma garrafa única para ir bebendo dura 1 semana, se usar garrafinhas individuais dura 2 semanas.

Dicas: Se preferir pode usar apenas açúcar demerara, 5 colheres de sopa. A qualidade do leite é importante, infelizmente temos muitos leites no mercado que são adulterados, que são de má qualidade, e isso também pode prejudicar o resultado da receita final.

Ainda não tem uma iogurteira? Você encontra para adquirir nos links abaixo:
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

3 comentários:

  1. Maurício, eu te amo! 😍 😍 😍 😍 😍 Eu e minha filha de 6 aninhos estamos fazendo reeducação alimentar e você não tem ideia do quanto seu trabalho tem me ajudado. MUITO obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá, fiz essa receita hoje e adorei. Otimo jeito para economizar. Ficou uma delícia.

    ResponderExcluir

Veja também: