Home » » Cream Cheese Caseiro de Iogurte Natural

Cream Cheese Caseiro de Iogurte Natural

Escrito por Maurício Rodrigues em 28 de abr de 2016 | 08:00



Eu adoro cream cheese, mas é uma coisa um pouco cara, gosto de fazer essa versão caseira, que é feita com iogurte que também faço caseiro, e as vantagens desse cream cheese é que além de mais barato é mais saboroso, mais leve, mais azedinho e muuuito mais saudável, um alimento vivo probiótico, cheio de lactobacilos e super benéfico à nossa saúde.

O primeiro passo é fazer o iogurte caseiro, eu faço sempre na minha iogurteira, pode ser a versão tradicional comum que já estiver acostumado a fazer ou pode ser o iogurte grego, que rende ainda mais, e que já ensinei AQUI.

Se você inda não tem uma iogurteira? Você encontra para adquirir nos links abaixo:

Vamos a receita! Precisaremos de:
1 receita de 1 litro de iogurte comum ou grego caseiro
1 peneira ou dessorador grande
1 recipiente fundo e que segure apoiada a peneira
1 paninho de prato de algodão fino branco e limpo ou alguns pedaços daquele papel absorvente reutilizável branco ou filtros de café.

Coloque a paneira ou dessorador sobre o recipiente fundo, deixando bem apoiada, depois coloque o paninho ou filtros abertos forrando o fundo e laterais da peneira ou dessorador.
Despeje o iogurte caseiro dentro da peneira forrada, cubra tudo com um saco plástico ou filme plástico e leve para a geladeira, deixe de um dia para o outro.



O soro do iogurte vai descer para o recipiente e na peneira irá sobrar o creme que será nosso cream cheese. No dia seguinte descubra tudo, salpique uma pitada de sal no creme de iogurte, misture bem, espalhe no fundo novamente, cubra tudo e deixe na geladeira por mais 4 horas.
Seu cream cheese de iogurte natural caseiro estará prontinho, basta transferir para um potinho com tampa e ir consumindo, se quiser ainda pode temperar com ervas, fica delicioso!

Rendimento: 400 a 500gr (dependerá da qualidade do seu leite e iogurte que escolher fazer para usar)

Armazenamento: Em pote bem fechado, na geladeira, até 15 dias.

Dicas: Sirva com torradas, biscoito, use em receitas no lugar de cream chesse, requeijão ou até de creme de leite.

E O SORO?
Sim, eu sei, você deve estar se perguntando o que fazer com o soro que sobrará no recipiente após o cream cheese estar pronto não é? Não jogue fora de jeito nenhum! Esse soro também é riquíssimo em nutrientes e você pode usá-lo no lugar de leite em preparos como pães, bolos, shakes, etc... Ainda por cima dá um sabor ótimo!

SHARE

Sobre Maurício Rodrigues

Blogueiro dos blogs Fritadeira Sem Óleo, Receitas na Pressão, Máquina de Pão e Sou Gourmet. Apaixonado por eletrodomésticos, produtos, temperos, filmes, e claro comer, beber e viver no maravilhoso mundo da culinária.

6 comentários :

  1. Maurício, qual a marca da sua iogurteira??acha q vale a pena comprar, mesmo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem os links ali acima para as que recomendo e onde comprar.

      Excluir
  2. Dica maravilhosa! Dá pra fazer sem lactose?

    ResponderExcluir
  3. Mauricio com cream cheese, da pra fazer aquelas receitas que vai ele?

    ResponderExcluir