Home » » Niguirizushi de Shitake para o Dia do Sushi

Niguirizushi de Shitake para o Dia do Sushi

Escrito por Maurício Rodrigues em 1 de nov de 2016 | 08:00

Para comemorar o dia do Sushi a Azuma me mandou aqui uma caixa recheada com seus produtos ótimos e super tradicionais e uma receita deliciosa para fazer, experimentar e ensinar à vocês, e claro, vocês também poderão fazer com facilidade em casa e comemorar juntos!



Niguirizushi de Shitake

INGREDIENTES 
- 415 gramas de Arroz Oriental para sushi, usei o Minami Mai Curto
- 1 colher (de sopa) de açúcar cristal
- 1/2 colher (de chá) de sal
- 1/4 xícara (de chá) de Tempero para Sushi, useo o Azuma
- 4 folhas de Nori, alga para sushi
- 15 unidades de Shitake fresco

MODO DE PREPARO
- Primeiro, prepare o tempero. Em um recipiente coloque o Tempero para Sushi , o açúcar cristal e o sal, misture até ficar uma textura homogênea e transparente. Reserve.
- Em uma panela, coloque o arroz,  500 ml de água e cozinhe em fogo médio. Tampe a panela para acelerar o processo.
- Quando  a agua secar, cheque se os grãos estão macios e, caso não estejam, acrescente mais um pouco de água, mantendo o cozimento.
- Assim que o arroz estiver pronto, coloque-o em uma vasilha e jogue o tempero por cima. Misture delicadamente com um garfo e deixe descansando por uma hora e meia ou até esfriar coberto com um pano de prato limpo úmido.
- Lave os shitakes para tirar a sujeira superficial, mas não deixe de molho ou lave muito, pois ele absorve água e perde sua textura.
-Corte os shitakes ao meio, e se quiser fazer uma graça como eu fiz faça riscos transversais na superfície deles com a ponta da faca.
-Em uma frigideira, em fogo médio, coloque um pouco de azeite e coloque os de shitakes. Tempere com uma pitada de sal e deixe fritarem até ficarem levemente douradas dos dois lados. Reserve.
- Corte cerca de 4 folhas de algas nori em tiras de 2cm.
 - Organize o local onde você vai preparar os niguirizushis. Coloque a vasilha com o arroz, um potinho com água, um paninho úmido (para limpar as mãos), as tiras de nori e as fatias de shitake.
 -Molhe as mãos, pegue cerca de uma colher de sopa de arroz cheia e molde um bolinho, como se fosse um croquete. Aperte bem para que os grãozinhos de arroz fiquem bem grudados.
- Coloque a fatia de shitake sobre o bolinho de arroz e envolva com uma tira de nori, cortando o excesso. Para a pontinha da alga grudar coloque um graozinho de arroz na ponta, funcionará como uma colinha.
- Sirva acompanhado de Shoyu e raiz forte.

RENDIMENTO MÉDIO
30 niguirizushis

Feliz Dia do Sushi!!!
SHARE

Sobre Maurício Rodrigues

Blogueiro dos blogs Fritadeira Sem Óleo, Receitas na Pressão, Máquina de Pão e Sou Gourmet. Apaixonado por eletrodomésticos, produtos, temperos, filmes, e claro comer, beber e viver no maravilhoso mundo da culinária.

0 comentários :

Postar um comentário