meus livros de receitas

Quiche de Queijo com Presunto Serrano


Quiche é uma receita tão simples e versátil, gosto muito de fazer de vários sabores nestas épocas mais quentes, pois é leve e fica ótimo acompanhado de uma boa salada fresca.
Desta vez fiz uma quiche usando queijo e presunto serrano que ficou divina, mas você pode fazer de vários sabores, darei todas as dicas abaixo.

Massa:
1 ovo
3 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado fino
1 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de fermento em pó para bolos

Recheio:
2 ovos
1 caixinha de creme de leite (200gr)
1/2 xícara de queijo ralado (parmesão, gorgonzola, brie, gouda, emmental, provolone... o que preferir)
100gr de presunto serrano fatiado finamente (utilizei o da Haciendas)
1 colher de sopa de cebola picada, ralada ou triturada
1 colher de chá de alho amassado ou triturado
1 colher de sopa de azeite
Salsa, cebolinha, ervas e noz-moscada à gosto

Em um tigela misture todos os ingredientes da massa e amassa bem até ficar uniforme, abra com um rolo entre dois plásticos na espessura de no máximo 0,5cm. Forre o fundo e laterais de uma assadeira com essa massa, tamanho médio de 20cm, e reserve.
Em uma panela coloque a cebola, alho e o azeite, refogue até dar uma murchada, desligue o fogo e acrescente o creme de leite, queijo, ovos, ervas e noz-moscada, misture bem.
Despeje essa mistura sobre a massa já na assadeira, enrole as fatias de presunto serrano como se fossem flores e coloque sobre a quiche de maneira organizada.
Leve para assar em forno pré-aquecido entre 180º e 200º até dourar. Retire do forno, espere amornar e sirva!

Rendimento: Serve de 4 a 6 pessoas.

Armazenamento: Geladeira por até 2 dias ou congelado depois de pronto por até 30 dias.

Dicas: Substitua as ervas e temperos ao seu gosto. Substitua o queijo por cubinhos de palmito, frios, legumes, vegetais, alho poró, etc...

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Um comentário:

Veja também: