meus livros de receitas

Bolo de Limão da Vovó


Como vocês já devem ter percebido eu adoro um bolinho, ainda mais se for fresquinho, fofinho, quentinho e com uma bebida quente para acompanhar! Seja no café da manhã ou final de tarde não tem nada mais gostoso e confortante.
Essa é uma de minhas receitas de bolo de limão bem simples, clássica, como aqueles que nossas avós faziam, fica fofinho, úmido, perfumado, amoooo...

Ingredientes:
Raspas da casca de 2 limões
Suco de 1 limão
3 ovos
5 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó para bolos
1 colher de sopa de sementes de papoula (opcional)

Cobertura:
1 e 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro / açúcar impalpável
Raspas de casca de 1/2 limão
1 colher de sopa de suco de limão
Água quente
Sementes de papoula ou raspas de limão para decorar

Ligue o forno para pré-aquecer em 200º, o preparo do bolo é mega simples e rápido.
Em uma tigela coloque as raspas e suco de limão, os ovos, manteiga e o açúcar, com um batedor misture bem até ficar homogêneo, depois acrescente o leite, misture, acrescente a farinha de trigo, misture, e por fim acrescente o fermento e sementes de papoula, misture delicadamente e despeje em uma assadeira untada e enfarinhada.
Leve o bolo para assar até que fique douradinho. Para saber se já está assado faça o teste do palito, espetando um palito no bolo e se sair limpo estará pronto.
Desenforme o bolo ainda quente ou morno, após isso já pode preparar a cobertura.

Para o preparo da cobertura coloque o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha, acrescente as raspas e suco de limão e vá misturando e pingando água quente até que se forme um creme espesso, quase um mingau. Despeje sobre o bolo e salpique com semente de papoula ou raspas de limão!

Dicas: Você pode usar essa mesma receita para fazer um bolo de laranja, limão siciliano ou ainda de limões mais rústicos, como o limão-cravo, limão-rosa, etc...
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também: