Home » » Geleias de Pitangas e de Cerejas

Geleias de Pitangas e de Cerejas

Escrito por Maurício Rodrigues em 12 de nov de 2018 | 08:00


Dias atrás mostrei para vocês no instagram como estavam lindas as frutíferas aqui do meu condomínio, bem carregadas, e acabei não resistindo e colhi um pouco de pitangas e de cerejinhas brasileiras para preparar geleias caseiras e hoje ensino as receitinhas à vocês!

GELEIA DE PITANGA

Ingredientes:
1/2k de pitangas
350g de açúcar refinado
Suco de 1/2 limão

***Se quiser uma quantidade maior basta dobrar a receita.

Modo de preparo:
Lave bem as pitangas e depois deixe escorrer por alguns minutos. Elimine as que estiverem verdes, deixe apenas as mais maduras.
Agora vem a parte trabalhosa, mas que vale muito a pena, retirar os caroços/sementes. Coloque as pitangas em uma tigela funda e vá apertando com os dedos, como se fizesse uma pinça, forte mesmo, assim a polpa se solta do caroço com facilidade. Repita o processo até acabar com todas as pitangas.
Em uma panela funda e grande coloque as polpas, açúcar e suco de limão, leve ao fogo médio baixo, misture tudo e de vez em quando dê umas mexidas para que não grude no fundo da panela, quando estiver parecendo uma compota molinha estará pronta, pois depois de fria ou gelada ela encorpa bem mais.

Dicas: Essa geleia fica bem pedaçuda, então se quiser que ela fique mais lisa basta amassar mais a polpa com um amassador ou bater rapidamente com um mixer e depois fazer o mesmo processo.


GELEIA DE CEREJA

Ingredientes:
1/2k de cerejas frescas
350g de açúcar refinado
Suco de 1/2 limão
1 colher de sopa de licor marasquino ou outro, rum, vodka, etc... (opcional)

***Se quiser uma quantidade maior basta dobrar a receita.

Lave bem as cerejas e deixe escorrer por alguns minutos. Retire todos os cabinhos e folhinhas, depois retire os caroços, para isso eu indico dois processos, utilizar um canudo firme e atravessar cada cereja, isso empurra o caroço para fora facilmente, ou você pode apoiar a cereja no gargalo de uma garrafa e atravessá-la com um espeto de churrasco, o caroço já sai e cai dentro da garrafa, é bem fácil, tem até alguns vídeos pela internet ensinando.
Depois disso pique as cerejas e coloque em uma panela funda e grande, juntamente com açúcar, suco de limão e licor. Leve ao fogo médio para baixo e mexa de vez em quando para não grudar no fundo. Quando estiver como se fosse uma geleia mole estará pronta, pois depois de fria ou gelada ela dá uma boa encorpada.

Dicas: Essa geleia fica bem pedaçuda, então se quiser que ela fique mais lisa como essa minha da foto basta amassar mais a polpa com um amassador ou bater rapidamente com um mixer ou processador e depois colocar na panela fazendo o mesmo processo.


ARMAZENAMENTO
Depois de pronta a geleia pode ser armazenada em frascos, preferencialmente de vidro, bem limpos, esterilizados e secos, o ideal é que você coloque ainda mornas nos frascos e tampe, dessa maneira depois de frias ficam com um certo vácuo que garante maior tempo de validade. Sem refrigeração duram 1 mês fechadas, em geladeira bem mais de 3 meses, e depois de abertas no máximo 10 dias é o ideal para consumo. Posso dizer que já fiz geleias que com 1 ano ainda estavam perfeitas, mas aí dependerá da higienização durante o processo e armazenamento.

SHARE

Sobre Maurício Rodrigues

Blogueiro dos blogs Fritadeira Sem Óleo, Receitas na Pressão, Máquina de Pão e Sou Gourmet. Apaixonado por eletrodomésticos, produtos, temperos, filmes, e claro comer, beber e viver no maravilhoso mundo da culinária.

0 comentários :

Postar um comentário