meus livros de receitas

Panqueca Americana - Receita Original!



Amo panquecas, é algo que costumo fazer muito aos finais de semana, gosto desde que minha mãe fazia quando eu era criança e nem sabia que se chamava panqueca e que era algo tão tradicional dos norte-americanos.
Essa receita é maravilhosa, a melhor que eu já fiz e desde que que aprendi nunca mais fiz outra. Consegui essa receita diretamente de um dos mais famosos lugares onde se come panquecas nos EUA, o IHOP (International House Of Pancake). As panquecas, waffles e opções em si nesse lugar são muito boas, bonitas e com preço justo, mas não tem aqui no Brasil, então o jeito é fazer em casa quando bate a vontade, e não se preocupe é fácil e prático! Vamos a receita!

Ingredientes:
1 e 1/2 de xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar
1 ovo
1 e 1/4 de xícara de leite ou creme de leite fresco
1/4 de xícara de óleo
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento para bolo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
e uma frigideira antiaderente, quanto mais plana melhor!

Em uma tigela misture todos os ingredientes da massa, com ajuda de um batedor, não precisa ficar batendo a massa, apenas misture tudo até ficar homogêneo.
Aqueça a frigideira ou chapa em fogo médio, na primeira leva é bom untar com margarina ou óleo, depois despeje quantidades de massa com ajuda de uma concha, jarra ou com um dispensador de massa (baking dispenser) como o meu, que falarei em um próximo post em mais detalhes para vocês.
Ao despejar a massa deixe ela se espalhar sozinha, não precisa passar colher por cima, ficar virando e girando a frigideira nem nada.
Para saber quando é a hora de virar as panquecas note que ela ficará com as bordas mais firmes e cheia de bolinhas de ar na superfície como na segunda imagem, mas ainda mole por cima, então vire com ajuda de uma espátula, deixe mais um minutinho e retire da frigideira, colocando umas em cima das outras em um prato.



Sirva com bastante calda de mapple, mel, caldas de frutas, geleias, compotas, creme de amendoim ou creme de avelãs, frutas picadinhas, cream cheese, requeijão... vai bem com tudo!

Curiosidade: Você sabe porque se colocam as panquecas umas sobre as outras? Porque desta forma elas se mantem quentinhas até o final, e na hora de comer ninguém come panqueca fria. Outra coisa é que caso aconteça de alguma panqueca ficar com o centro meio crú ao continuar quentinha uma sobre a outra acaba terminando o cozimento!

VEJA ESTA RECEITA EM VÍDEO, CLIQUE AQUI!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

11 comentários:

  1. Que delícia!
    Quero saber deste dispenser ok?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. amo panquecas, E mais ainda as da IHOP!

    ResponderExcluir
  3. Oi Maurício! Que delíciaaaa essas panquecas! Bom demais, obrigada por compartilhar =)
    Uma dúvida, eu posso fazer uma quantidade maior de massa e deixar na geladeira pra ir fazendo de manhã, antes de sair pro trabalho?
    Se sim, quantos dias posso deixar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E são mesmo rs... pode sim, até 3 dias dura a massa na geladeira, mas essa massa é tão boa que se vc deixar prontas na geladeira e no dia seguinte aquecer por alguns segundos no microondas fica parecendo que acabou de fazer também rs. Abraços!

      Excluir
  4. Boa tarde Mauricio!!! amo suas receitas com essa massa de panqueca posso fazer na panquequeira elétrica? desde de ja agradeço e que DEUS continue abençoando.
    Abracos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é panqueca fininha tipo creme francês de rechear, é panqueca doce americana.

      Excluir

Veja também: