meus livros de receitas

Massa de Macarrão Coloridada Caseira / Pasta Colorida



Outro dia ensinei aqui no blog como fazer massas e macarrão caseiro, e foi um sucesso, ainda mais depois de adquirir minha nova máquina de massas caseiras e de postar fotos de algumas massas que fiz nos grupos do blog, meu perfil e redes sociais. Muita gente me pediu para ensinar também como fazer massas coloridas, que são as minhas preferidas além das integrais, então hoje darei todas as dicas para massas coloridas naturalmente!

Vamos a receita básica:
300gr de farinha de trigo
1 ovo
1 colher de sopa de azeite
100gr do vegetal escolhido cozido conforme explicarei mais abaixo ou 2 colheres de sopa do vegetal ou especiaria em pó + 2 ovos

Essa quantidade de ingredientes renderá cerca de 500gr de massa pronta.

Para dar cor:
A forma que mais gosto de dar cor nas massas é com ingredientes naturais ou frescos, nesse caso podemos usar beterraba, cenoura, espinafre, pimentão, ervas frescas, tinta de lula e especiarias e vegetais em pó, como açafrão, curry, páprica, colorau, tomate, beterraba em pó, cacau...

E para preparar esses vegetais e utilizar na receita é bem simples, raízes como a cenoura e beterraba devem ser cozidos ao ponto, se possível sem água no microondas para que não percam a cor nem absorvam água e deixe a massa com cor mais forte, depois devem ser descascados e picados, pimentão deve ser queimado na boca do fogão por fora e retirado a pele e depois picado, folhas como espinafre e ervas devem ser passada ligeiramente na água, fazendo o chamado branqueamento e depois bem escorridas, a tinta de lula vai direto e as especiarias podem ir direto, cerca de duas colheres de sopa e como são secos precisaremos de mais líquido na massa, então nesse caso adicione 2 ovos se for usar especiarias ou pós para dar a cor na massa.

Preparo:
Coloque o ovo, azeite e o vegetal escolhido no processador de alimentos e bata  bem, até ficar homogêneo, depois acrescente a farinha e bata mais, vai virar uma espécie de farofa. Despeje essa massa em uma tigela e sove um pouco para dar liga, faça uma bola, envolva em plástico filme ou em um saquinho e deixe descansar por 30 minutos.
Se não tiver processador bata no liquidificador e depois despeje em uma tigela, com a farinha e sove bem, cobrindo e deixando descansar do mesmo jeito.
Também pode sovar na máquina de pão se preferir.


Enquanto isso você pode ir preparando um molho de sua preferência, ou se for fazer ravióli o recheio.

Depois do descanso siga o mesmo processo que ensinei AQUI antes, de abrir a massa, depois cortar e deixar secar e guardar ou já cozinhar!

Dicas:
Seguindo o mesmo princípio que ensinei antes, você pode substituir metade da farinha branca por farinha de semolina, ou 1/3 da farinha branca por farinha integral.
Para ajudar a cor da massa fixar e não se perder durante o cozimento adicione 1/2 colher de chá de bicarbonato na água.

Solte sua criatividade, use o que imaginar para dar cor e sabor na sua massa, hoje já existem massas com vinho, licores, e os mais inusitados vegetais e ervas, ficam lindos, saborosos e muito mais saudável.

VEJA ESTA RECEITA EM VÍDEO, CLIQUE AQUI!

Ainda não tem sua máquina / fábrica de massas? Veja alguns lugares onde geralmente tem boas ofertas nos links abaixo.
http://bit.ly/2YO4VYo
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

60 comentários:

  1. Mauricio, a máquina da La Cuisine é boa? vendo esse seu post fiquei com muita vontade de fazer massas =)

    ResponderExcluir
  2. Por qt posso vender o quilo do macarrão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calcule o seu preço de custo total do kilo para vc fazer, contando desde ingredientes até agua, luz, etc... depois multiplique por 300%, esse será o preço de venda.

      Excluir
  3. Eu consigo congelar esta massa para revender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza. Eu falo mais sobre armazenamento no post de massa básica e integral aqui mesmo no blog, confira. Abraços!

      Excluir
  4. Muito legal, gostei muito, mas na hora do cozimento a massa de beterrada descolore muito, alguma dica para evitar isso ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito não, só um pouco, aí é normal como falo aqui, e aqui mesmo na receita falo como fazer para não perder a cor, e claro, a massa absorve água, então a cor tb vai parecer mais clara.

      Excluir
  5. Adorei, já fiz massa porém nunca colori. Estou super animado pra fazer uma massa colorida para meu filho...

    ResponderExcluir
  6. Cara eu fiz e deu certo, ficou além de bonita a massa, muito saborosa!
    obrigado pela receita e pelas dicas!!
    att, Rodrigo M. Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Estou fazendo macarrão caseiro gostaria de saber se eu colocar curry vai tirar sabor da massa ,deixa amarelinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o sabor que sobressairá será do curry. Sim, dará a cor amarela, mas depende do vegetal que está usando vai dar outra coir.

      Excluir
  8. Oi Maurício, estou fazendo massas coloridas para vender, mas percebi que a massa de cenoura não fica com a cor tão acentuada. Alguma dica para deixar a massa com a cor bem forte? Vi no post sobre o cozimento no microondas, eu já faço dessa forma. Se eu adicionar açafrão em pó, será que o gosto vai ficar muito forte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a cor natural do alimento. Não tenho como te dizer se ficara forte ou fraco, depende do quanto colocar, do paladar de cada pessoa que provar, e a pessoa que comprar de cenoura não necessariamente gostará de açafrão.

      Excluir
  9. segui a receita da massa integral e usei o espinafre mas a massa ficou quebradiça ao passar no rolo da maquina.
    onde posso ter errado ?
    grato e parabéns pelas receitas e dicas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita farinha, pouco espinafre, ovo muito pequeno, falta de sova....

      Excluir
  10. Amei seus videos, se tiveres como postar algo de onde comprar, o básico para começar um negócio de pastas, o que é básico, o que é master, enfim quero realizar meu sonho abrir minha Fabriqueta de Pasta agradeço muitíssimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado! Desculpe, mas minhas dicas são mais caseiras, baixa produção mesmo.

      Excluir
  11. Estou pegando suas receitas de massas coloridas para fazer e vender afim de aumentar minha renda. Por quanto posso vender o kilo do macarrão ? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal. Depende, calcule o seu custo total, total mesmo, e depois multiplique por 300%, esse será o preço ideal de venda.

      Excluir
  12. Maricio,
    Qual a o prazo de validade de cada tipo massa?
    1 - colorida naturalmente e fresca.
    2 - e apos secar a massa fresca quanto qual a durabilidade dele?
    3 - pode ser usando conservante e qual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geladeira 3 dias, congelada 1 mês, seca ou ao natural não tem como prever, isso pode variar muito, da qualidade dos ingredientes até o manuseio, higiene e armazenamento. Não uso nada do gênero nem pretendo, então não tenho como te falar e não aconselho em nada que for fazer caseiro, se não perde totalmente o sentido, melhor comprar pronto se é para ingerir conservantes ou semelhantes.

      Excluir
  13. Ola Mauricio, tudo bem?
    Qual molho vc sugere para masse de beterraba? Tenho a impressão que molho com tomate nao combina com a beterraba.
    Me ajude por favor rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qq um combina, até ela só passada na manteiga com ervas fica divina.

      Excluir
  14. Bom dia Mauricio, gostaria de saber qual batedor do processador vc utiliza, o de plástico ou de metal.
    Já fiz várias vezes suas receitas mas faço na mão mesmo, pois não sei qual batedor utilizar..
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já assistiu o vídeo dessa receita no canal? Pode ser qq um dos dois.

      Excluir
  15. Olá Maurício gosto muito de seus vídeos obrigada

    ResponderExcluir
  16. Olá Maurício gosto muito de seus vídeos obrigada

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Mauricio, minha dúvida é: quanto tempo preciso para a massa fresca secar para embalar e comercializar. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem tempo definido, depende do tempo, clima, vc tem que ver se já está seca.

      Excluir
  18. Boa noite! Obrigado pelas dicas! Qual seria a melhor espessura para fazer ravioli, utilizando a maquina por favor (a minha vai do 1 ao 9)? muito obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Olá td bem? Me tire uma dúvida, se para cada 100 gramas de farinha vai 1 ovo, porque nessa receita vai 300 gramas de farinha e apenas 1 ovo ? Obrigda !!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Maurício amo suas receitas. DEUS te abençoe e obrigada por compartilhar com a gente essas maravilhas. Gostaria de saber se essa massa dá pra fazer ravioli. Um forte abraço e Parabéns vc é maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá Maurício suas receitas são maravilhosas, estou pensando em fazer para vender. Onde me aconselha a colocar para venda? Isopor e film plástico? Posso bater a massa na batedeira também né? Muito obrigada pelas dicas. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. De onde e como venderá, mas sempre o mais pratico e higiênico possível. Pode. Njos

      Excluir
  22. Cara vc é demais! Vc é altruísta! Vc está sendo exemplo! Nesses dias que vivemos encontrar alguém como é como encontrar um brilhante lapidado em meio as pedras brutas. Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Vc tem alguma dica para fazer a massa de lasanha? Como cozinhar para não ficar mole ao ir para o forno?

    ResponderExcluir
  24. Maurício, gostaria de fazer a massa utilizando cacau em pó, qual seria a proporção que usaria do cacau? E qual tipo de molho você recomendaria para essa massa?

    E utilizando o vinho na massa, qual molho você recomendaria? Desde já muito obrigado!

    ResponderExcluir
  25. Oi querido! Lhe conheci a pouco tempo mas já estou apaixonada! Maurício eu não tenho processador eu posso bater a mistura do ovo com o vegetal e misturar manualmente como faço só com o ovo?

    ResponderExcluir
  26. Amei a receita! muito obrigada. Parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Para vender massas...deixo secar...posso embalar colocar em embalagem de acetato ou em bandejas grande de isopor com plástico filme...está correto? Depois como devo armazena las na geladeira ou freezer? Posso empilhar as embalagens? No freezer a duração eh 3 meses ou 1 mês? Espero que me responda...acho você o melhor...Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  28. Para fazer o macarrao bigoli qual seria o numero do cilindro? Ate que numero vou no cilindro?

    ResponderExcluir
  29. Adorei seu videos ensina muito ...execelente profissional

    ResponderExcluir
  30. Fui cozinheiro profissional por 11 anos na Europa (Inglaterra e Bélgica) e em Israel, com gastronomia Vegetariana, Asiática,Macrobiótica... Mas, te digo, suas dicas são maravilhosas. Estou cada vez mais encantado com seus post. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me sinto imensamente lisonjeado com seu comentário my friend. Muito obrigado, isso me deixa muito feliz. Abraços!

      Excluir
  31. Olá Maurício!
    Assistir os seus vídeos de massa caseira tomei coragem e comprei a máquina de fazer macarrão. No final de semana passado fiz minha primeira massa! Não consigo descrever a felicidade que foi ver o macarrão ficando pronto! Agora, no próximo final de semana vou fazer massa de beterraba!
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Você faz vídeos muito bons e os textos das receitas são muito bem escritos! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá friend. Pode acreditar que essa é a mesma alegria que sinto ao saber disso. Fico muito feliz. Faça sim, vai adorar. Mil bjs!

      Excluir

Veja também: