meus livros de receitas

Drink de Chocolate com Café, Geleia de Laranja e Especiarias


Alguns dias atrás fui em um evento delicioso organizado pela ABICAB e pelo Senac, nele o foco era aprender e degustar pratos feitos com o chocolate e doces, mas não apenas em pratos doces, e uma das receitas que provei e adorei é esta, de um drink ou bebida fria, que leva chocolate, café, geleia de frutas e especiarias, muito saboroso, achei perfeito para as festas de final de ano, e pode ser feito em versão alcoólica e não alcoólica! Quem fez esse drink foi a chefe Concettta de Prizio.

Ingredientes:
1 laranja pera
1 limão siciliano
4 colheres de sopa de geleia de laranja
150g de chocolate em barra meio amargo
400 ml de leite tipo A
100 ml de café coado tipo Café Gourmet (menor amargor)
1g de mix de especiarias (ver ingredientes abaixo)
200 ml de creme de leite fresco
50g de chocolate em pó

Ingredientes para o mix de especiarias:
Canela em pó
Coentro em sementes
Noz moscada ralada
Cravo em pó
Gengibre em pó
Sementes de cardamomo
Casca de laranja seca

Modo de Preparo

Para o Mix de especiarias:
Em um pilão ou processador pequeno, junte todos os ingredientes em partes iguais e triture bem. Coe para que fique um pó bem fino. Guarde em um recipiente bem tampando.

Para preparar o drink:
Em uma panela pequena, coloque a geleia de laranja, o suco da laranja e o suco de 1/2 limão siciliano. Leve ao fogo e deixe reduzir até que volte ao ponto de geleia. Reserve para que esfrie.
Em outra panela, coloque água para o banho maria e em outro recipiente coloque o chocolate cortado para que derreta. Se preferir derreta no microondas. Cuidado para que não entre água no derretimento do chocolate. Assim que o chocolate estiver totalmente derretido, retire do aquecimento e acrescente lentamente o mix de especiarias, o leite quente e o café coado. Misture tudo muito bem e leve para gelar, em recipiente bem coberto.

Para montar o drink, utilize uma taça Y (taça de martini) e coloque uma colher da geleia de laranja, complete o copo com a mistura de chocolate e café, que deverá estar gelada, e decore com o creme de leite fresco batido em uma coqueteleira com bastante gelo, para que fique aerado e cremoso. Se desejar utilize um molde para desenhar com o chocolate em pó por cima. Sirva imediatamente.

Rendimento: 4 taças

Dicas: Para deixar o drink alcoólico coloque um pouco de vodca ou licor na mistura de chocolate ao seu gosto.

Boas festas!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

2 comentários:

Veja também: