meus livros de receitas

Empadão de Palmito Especial


Olha só que delícia ensinarei hoje, um empadão de palmito especial super mega maravilhoso rs...
Com esta mesma receita de massa você pode fazer empadinha ou empadão, e pode fazer também com qualquer outro tipo de recheio. Como o de palmito é um que vejo as pessoas terem mais dificuldades é o que ensinarei hoje!

Massa:
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo (350g)
2/3 de xícara de manteiga de boa qualidade (160g)
1 ovo
3 colheres de sopa de parmesão ralado
1 colher de café de sal
1 colher de chá de fermento em pó para bolos

Recheio:
2 frascos de palmito
2 xícaras de catupiry
1/2 xícara de azeitonas sem caroços
2 colheres de sopa de cebola picada ou triturada
2 colheres de chá de alho amassado ou triturado
3 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de cheiro-verde picado
Sal, pimenta e noz-moscada à gosto

A primeira coisa que faremos é o recheio. Pique o palmito em cubinhos e coloque em uma panela juntamente com todos os ingredientes, exceto o catupiry, então refogue bem. Após refogar desligue o fogo, acrescente o catupiry, misture tudo muito bem e reserve.
Para fazer a massa também é bem simples, você pode colocar tudo em um tigela e misturar com as mãos ou colocar em um processador de alimentos e bater até virar uma farofinha/massinha, depois juntar tudo em uma bola, enrolar em papel filme ou em um saquinho e colocar na geladeira por 30 minutos.
Agora separe a massa em 3 partes, 2/3 usaremos para forrar a assadeira e 1/3 para cobrir o empadão. Com a massa faça uma bola, coloque entre dois sacos plásticos e abra com um rolo, coloque na assadeira e forre o fundo e laterais, depois coloque todo o recheio, abra a outra parte da massa da mesma maneira que fez com a primeira e cubra. Acerte as rebarbas de massa que sobrarem e utilize-as para fazer alguma decoração se quiser.
Pincele todo o empadão pro cima com gema e leve para assar em forno pré-aquecido, 180º à 200º até dourar.
Espere amornar para cortar e servir.

Rendimento: Serve 10 pessoas.

Armazenamento: Pode ser mantido em geladeira por até 3 dias. Pode ser congelado por até 1 mês após assado e pode até ser congelado crú pelo mesmo período e só depois assado quando desejar.

Dicas: Substitua o recheio pelo que preferir, a única coisa importante é que o recheio esteja sempre frio.


É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

3 comentários:

Veja também: