meus livros de receitas

Sorvete de Figos e Vinho do Porto (Super Fácil)


Nunca fiz um sorvete tão fácil e com resultado tão satisfatório, sério, além de extremamente saboroso, cremoso, refinado, ele não precisa de nenhuma técnica especial, não usa batedeira, nem mixer, nem sorveteira, nada, e com certeza pode ser adaptado para outro sabores.
Tudo começou com um final de semana super quente desse verão, eu estava literalmente derretendo e desejando um sorvete para refrescar, olhei na geladeira e não tinha nada, mas eu tinha figos maduros e lindos, então pensei, vou bolar um sorvete com eles, e porque não dar um up com vinho do porto? Afinal eu já teria que utilizar alguma bebida alcoólica para que não tivesse formação de cristais, de super congelamento transformando o sorvete em uma pedra de gelo.
Em resumo, deu tão certo, mas tão certo que eu nem acreditei, até porque foi uma coisa assim meio que criada na hora, fiz mais algumas vezes e arredondei bem a receita e tenho certeza de que vocês vão pirar.
Vou dar muitas dicas mais abaixo, e se tiver família grande dobre a receita ou triplique, vá por mim!

Ingredientes:
6 figos maduros (200g a 300g)
100g de açúcar (1/2 xícara)
2 doses de vinho do porto ou outro de sua preferência (40 a 50ml)
100g de chocolate branco
200g de creme de leite (1 caixinha)
250g de chantilly
50g de figos secos ou frescos picados (usei secos)

Lave bem os figos maduros, retire o caule, pique em pedacinhos pequenos, depois coloque em uma frigideira ou panela mais aberta, juntamente com o açúcar e 1 dose do vinho, misture, leve ao fogo médio, e vá mexendo de vez em quando até começar a apurar e a calda ficar mais grossa, não é ponto de geleia, é um ponto mais molinho. Deixe esfriar e reserve.
Agora em uma tigela coloque o chocolate picado e o creme de leite, misture e leve de 30 em 30 segundos no microondas mexendo sempre até derreter bem, ou em banho maria, então acrescente os figos que havíamos preparado antes, misture bem, acrescente a segunda dose de vinho, misture bem, acrescente os figos secos picados, metade do chantilly e misture até ficar bem homogêneo, por fim coloque o restante do chantilly e misture delicadamente para que não perca a leveza.
Agora basta despejar em um pote e levar ao freezer/congelador. Se for um recipiente de metal, como esse de inox que usei, ficará pronto mais rápido, ele tem que gelar bem, geralmente deixo de um dia para o outro, mas pode levar de 4 a 6 horas.

Depois de congelado estará pronto e basta servir. Nem precisa retirar antes para conseguir fazer bolas, ele fica muito macio.

Rendimento: 1L a 1,5L

Armazenamento: Freezer/congelador por até 1 mês.

Dicas: Você pode substituir os figos por outras frutas de qualquer tipo que tenham poupa, como morangos, manga, banana, maçã, peras, frutas vermelhas, kiwi, etc... Pode até utilizar 1 pote de geleia de qualidade no lugar da mistura de fruta com açúcar e bebida, mas para meu paladar pode ficar muito doce ou não ser tão bom por não ser tão pura. Já o vinho pode ser substituído por outras bebidas alcoólicas, licores, etc... O chantilly pode ser batido por você mesmo ou pode ser até aqueles de lata. No lugar dos figos secos em pedacinhos você pode usar outra fruta ou castanhas, nozes, amêndoas, pedacinhos de chocolate, etc... só tome cuidado ao usar frutas que tendem a amargar se não forem cozidos como o abacaxi.



É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

10 comentários:

  1. Conheci você faz muito pouco tempo e já sigo. Receitas maravilhosas! Quero muito fazer este sorvete, mas meu marido é alérgico a chocolate. Tem jeito de substituir sem comprometer a textura?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, td bem?
    Não achei a receita do sorvete de damasco...é a mesma do figo?
    Obrigada!😽

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está comentando exatamente na receita rs, basta substituir e fazer no sabor desejado conforme explico no texto acima.

      Excluir
  3. Maurício pode ser fruta congelada?
    Tenho manga congelada.

    ResponderExcluir
  4. meu filho é diabético e não há muitas opções de sorvete para ele no mercado... vou fazer este, com ctz. Obrigada Mauricio!

    ResponderExcluir
  5. Pronto, tá no freezer !!!! agora é segurar a ansiedade prá experimentar essa delicia ! fiz com adoçante culinario, porque meu filho é diabético, ele tá ansioso prá provar... Obrigada Mauricio !

    ResponderExcluir

Veja também: